quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Gestão de Pessoas....

Gestão DE PESSOAS

http://pt.shvoong.com/portfolio/MyProfile/#ixzz1YcJwiA93
A Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem passado por mudanças e transformações nestes últimos anos. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH).
Nessa transição, o termo Gestão de Pessoas caracteriza as novas tendências que estão acontecendo na ARH. 
A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da informação. Com a globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge a constatação: o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham.
Nos tempos atuais, portanto, temos uma nova visão: as pessoas como agentes pró-ativos e empreendedores. São as pessoas que geram e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas. No fundo, as organizações são conjuntos de pessoas.
Por fim, esperamos ter contribuído com o entendimento das novas características e o novo perfil dessa área de atividade tão importante ao sucesso de uma organização: o aperfeiçoamento e crescimento constante de seu material humano.
Para o crescimento da empresa é necessário qualidade e excelência no que se faz, o que só é possível quando se leva em conta o seu principal capital: seus recursos humanos.
Hoje, além do conhecimento técnico, o grande diferencial é a motivação e o comprometimento com o trabalho. É necessário compensar o colaborador, embutindo nele a importância de seu trabalho na organização e a possibilidade de influir no processo.  Dentro de uma moderna gestão empresarial é preciso fugir do autoritarismo, abrindo-se ao diálogo e à tolerância, estimulando a cooperação, desestimulando a competição entre departamentos e indivíduos, mudando a política do sucesso a qualquer preço que premia o individualismo e a competição destrutiva.
É importante que a instituição mostrasse preocupação com o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Possibilitar o crescimento individual e coletivo dos colaboradores, proporcionando o melhor ambiente de trabalho possível para que possam desenvolver suas capacidades e potencialidades A empresa deve manter um modelo de organização em que as pessoas trabalhem em equipe, cada uma com responsabilidades definidas e comprometimento com os resultados, o que estimula o trabalho integrado de todas as áreas e intensifica o envolvimento, dedicação e participação de todos.
A valorização do ser humano, a criação de oportunidades de desenvolvimento, ambiente de trabalho adequado, trabalho com sinergia e avaliação de valores pessoais estão entre as práticas da empresa do futuro. E para se adaptar a essa nova realidade, o colaborador precisará de uma visão mais abrangente do futuro, maior flexibilidade e adaptabilidade. Manter um equilíbrio entre as necessidades da empresa e dos colaboradores, portanto, é fator fundamental para o sucesso da organização: cujo papel central é desempenhado pelo setor de Recursos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário