Uma organização ao contratar um profissional deve-se levar em consideração que estamos lidando com o ser humano, que vive, pensa, sente e faz. Por isto além de ser reconhecida como pessoa ela está à procura não apenas de um emprego, mas de uma oportunidade dentro da organização. Não está apenas em busca de um salário mas sim também de benefícios que a organização possa oferecer, tais como ambiente saudável,ascensão (planos de carreira), promoções, treinamento capacitação para desempenhar com eficácia junto a equipe.Os lideres, devem ver neste novo profissional não apenas um elo na engrenagem competitiva e produtiva mas um colaborador que está ali ´para participar,Que deve ser valorizado, pois tratá-lo como mero capital humano, pode dar certo a curto prazo, mas é inevitável que não irá obter o mesmos resultados se este colaborador não for tratado como”pessoa”.Estímulos e auto-estima devem andar de mãos rumo a resultados positivos.Uma equipe motivada contribui com criatividade, flexibilidade nas resoluções rápidas de problemas surgidos.Vale ressaltar que as pessoas são diferentes, e por isto devem ser tratadas no contexto organizacional como tais. Evidente que não é uma tarefa fácil, porque a organização possui um planejamento, metas precisam ser cumpridas, mas não devemos esquecer que a força motriz vem das pessoas, observe que dentro de sua organização existem talentos, que são eles que vão tornar organização dinâmica e flexível. Planeje algo diferente motivacional pelo menos uma vez ao mês, para manter a equipe “desperta.Existem quatro funções básicas que norteiam a comunicação interpessoal que são, Controle, para esclarecer as obrigações, implantar normas e estabelecer autoridade e responsabilidade;
· Informação, para propiciar a base para se tomar decisões e executar ordens e instruções;
· Motivação, para influenciar os outros e obter cooperação e compromisso para com as diversas metas e objetivos; (vídeos motivacionais, fotos, colher imagens quando ele estiver exercendo suas atividades). Não pense que é perda de tempo interromper seu trabalho e conversar um pouquinho, ouvi-lo, distribuir sorrisos, elogiar, para que ele compreenda que não só dos erros devem ser lembrados. Registre momentos de premiações, confraternizações, faço o sentir como parte integrante da organização.
· Emoção, para expressar sentimentos e emoções.
Não esperem que o departamento de RH reconheça seus funcionários, faça você mesmo já que estão juntos todos os dias.
Busque novas estratégias, compreendendo quais são as missões de sua empresa e o que são necessárias para alcançar sucesso nos negócios. Não deixem projetos nas gavetas, o que adianta falar em mudanças e não fazer nada para que isso aconteça.Ao reconhecer o talento humano é mais que um diferencial e sim a conquista do sucesso em qualquer negócio. Permitam que eles sejam colaboradores e não meros expectadores ou “robóticos” dentro da organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário