terça-feira, 7 de abril de 2015

O Equilibrio do ser humano

Enviar Comentar Compartilhar Imprimir

O equilíbrio do ser humano nos dias atuais

Alta performance, resultados, habilidades, competências, novas tecnologias, participações em inúmeras redes sociais são palavras citadas com muita frequência e que estão provocando um certo "corre-corre" no cenário das organizações e um "alvoroço" interno nas pessoas, restando pouco tempo para olharem para dentro de si.
Com o intuito de acompanhar as mudanças exigidas, os profissionais iniciaram uma verdadeira "maratona" na busca pela informação, já que a aprendizagem é uma necessidade veemente e as pessoas não podem pensar que estão prontas e não há nada mais a aprender em suas vidas como um todo. Muito pelo contrário...
Senti a necessidade de escrever este artigo, devido ao número crescente de clientes de coaching que venho recebendo em meu Espaço Coaching, relatando estarem infelizes, angustiados e que fazem tanto, mas não percebem o resultado e quando alcançam, não sentem a plenitude da conquista ou, ainda, estão tão exaustos que não conseguem usufruir dos frutos semeados e, então, criam outra fonte de sofrimento por não conseguirem uma boa performance em algum segmento de suas vidas.
Neste momento, quero convidá-los a uma reflexão, onde questiono a maneira com que as pessoas estão encarando tais exigências, que se bem planejadas e canalizadas, são benéficas, ou seja, será que esses indivíduos, ávidos por conhecimento - e obviamente - desejando assumir posições mais elevadas em suas empresas, estão levando em consideração a quantas anda a sua qualidade de vida, o seu índice de felicidade interna em meio a tanta exigência?
Atualmente, as pessoas estão tão envolvidas com o seu dia a dia, em estarem "antenadas" com as mudanças do mercado, em serem "empregáveis", que nem se dão conta que estão deixando de cuidar de si, já que estabeleceram outras prioridades.
Não estou aqui dizendo que as pessoas não devam se preparar, longe disso. Minha intenção reside em promover uma reflexão profunda e crítica a respeito de identificar o seu limite pessoal, uma vez que é fundamental respeitar a si mesmo. E isto ocorre, somente, a partir do momento que você se conhece, sabe seus pontos fortes, suas fraquezas, seu potencial e aonde quer chegar, de que maneira e quando.
Tendo consciência disto, iniciar um trabalho de autodesenvolvimento, salientando a importância do equilíbrio e harmonia entre o físico, o mental e o espiritual, onde a união destas três dimensões fará com que o Ser Humano torne-se, verdadeiramente, um Ser Integral e Feliz.
O mundo está passando por um processo de transformação muito grande. Há uma necessidade real e relevante de aprender, de buscar e descobrir coisas novas e trocar ideias com o outro. No entanto, é, também de extrema importância, buscar o meio do caminho, o equilíbrio entre as ações. Invista, também, em momentos de amor, de desenvolvimento da criatividade, de prestar mais atenção à sua família, interagir mais com os amigos e fazer novos relacionamentos, cuidar de si e da saúde (física, mental e espiritual), fortalecendo-se para colher os frutos das sementes plantadas.
Isto significa que, somente canalizando seus esforços para um caminho mais interiorizado e autoconsciente, conseguirá promover o desenvolvimento pleno da pessoa e, consequentemente, sua Felicidade Interna estará preservada e atuante!